Ergonomia é a relação entre a pessoa, as ferramentas ou equipamentos e o ambiente em que o equipamento está a ser utilizado. A parte mais importante desta relação é como o humano se relaciona ou interage com o equipamento no ambiente.
O ambiente pode ser um escritório, uma cozinha ou um ambiente qualquer de trabalho. No que se refere a um ambiente de escritório, em grande parte do tempo vai estar a utilizar uma cadeira reclinavel ou não, a ciência da ergonomia entra aqui: como é que o seu corpo “interage” com a referida cadeira em ambiente de trabalho.
Os estudos ergonómicos têm como objetivo transformar a segurança e conforto dos trabalhares e cada um dos componentes, no fator-chave.
O ambiente tem que ser seguro para posicionar a cadeira reclinavel. A cadeira deve estar em um local seguro. A cadeira também tem que ser um tipo de mobiliário seguro, para o ser humano poder estar sentado para o desempenho seguro das suas funções. Isto é o primeiro ponto a ser levado em conta, portanto o básico da ergonomia.
A parte mais importante da ergonomia é como o ser humano se encaixa com o triângulo para tornar o relacionamento justo e seguro. Para fazer parte do relacionamento, o ser humano precisa entender o significado da postura ergonómica, para que o relacionamento seja criado pela relação ergonómica.
Sentar-se numa posição ergonómica, numa cadeira reclinavel, significa sentar-se numa posição confortável e relaxada. Esta tem que ser uma posição natural para a coluna, de modo que os músculos da coluna estejam relaxados para realizar o trabalho ou tarefa que necessita. Define-se como posição “relaxada”; porque as vértebras da coluna vertebral estão, seguramente, trancadas umas em cima das outras, na posição vertical.
Qualquer um de nós pode sentar-se nesta posição sem qualquer apoio, como é o caso de quando anda de bicicleta. Esta é a posição mais segura para a sua coluna e pode sentar-se nesta posição pelo tempo que quiser.
Para sentar-se com a coluna em uma posição neutra ou considerada natural, primeiro precisa sentar-se apoiado nos ossos pélvicos. Para fazer isto, precisa inclinar-se para trás, de modo que possa sentir o peso do seu corpo sobre os ossos pélvicos.
Para testar se está sentado sobre os seus ossos pélvicos, deve ser capaz de levantar uma perna e depois a outra, sem afetar o equilíbrio da coluna.
Esta é a sua posição considerada ergonómica de se sentar. Para perceber um pouco mais sobre a ergonomia e o que estuda pode fazer uma breve pesquisa na internet, e se quiser comprar uma cadeira reclinavel para o ajudar a sentar-se de forma ergonómica.
O seu novo conhecimento, sobre como se sentar de forma ergonómica é uma grande vantagem, na hora de selecionar a melhor cadeira reclinavel ergonómica para si. Também necessita de conhecer o mercado dos fabricantes de cadeiras ergonómicas, para fazer a melhor escolha.
Existem muitas empresas conceituadas na criação de mobiliário ergonómico, que ajudam empresas a conseguir um ambiente de trabalho focado na ergonomia e assim ajudam, também, os trabalhadores a não sofrerem com problemas nas costas a curto e a longo prazo.
Aqui a melhor recomendação que podemos fazer é procurar logo à partida os especialistas de mercado: a Herman Miller. Esta empresa tem anos e anos de conhecimento na criação de soluções de escritório ergonómicas.
Cadeira Ergonómica Herman Miller Aeron
A prova disso é que a melhor cadeira ergonómica do mundo – Aeron – foi desenvolvida e criada por esta marca, em 1994.
Em 2016, a Herman Miller, relançou esta icónica cadeira reclinavel ergonómica, referindo que acrescentou melhorias e adaptou, esta nova cadeira, às necessidades atuais dos trabalhadores de escritório.
Siga-nos nas redes: