As colunas vertebrais de todas as pessoas contêm o mesmo número de partes no entanto, o seu tamanho e a forma como estas partes se interagem, varia. De forma a conseguirmos compreender o apoio que a coluna necessita enquanto se senta, temos de descobrir estas diferenças e as suas distinções.
Apoio Coluna Vertebral: Tantas mas únicas
Um estudo, desenvolvido pelos grandes nomes do mundo do mobiliário e da ergonomia, procurou encontrar o que é que as diferentes colunas têm em comum e o que varia entre elas. Este estudo, chamado de CAESAR (Civilian American and Eurpoean Surface Anthropometry Resource) analisou indivíduos de tamanhos e pesos diferentes localizados nos Estados Unidos da América, na Holanda e em Itália.
Desta forma, conseguiram obter uma diversidade de dados relativamente ás proporções corporais das diferentes sociedades, tendo em conta principalmente os diferentes tamanhos das colunas vertebrais.
A estrutura das suas costas
De forma a conseguirmos compreender melhor o impacto que uma cadeira tem nas suas costas e na coluna vertebrar, é importante compreendermos como a mesma é constituída e onde cada parte está localizada.
- A zona cervical está localizada na zona do pescoço e da coluna, desde o crânio até aos ombros. Esta zona é especialmente flexível e resistente de forma a apoiar e balançar a cabeça (que pesa cerca de 4 kg)
- A zona torácica encontra-se localizada na zona central e superior da sua coluna. Esta zona encontra-se ligada às suas costelas pelo que a torna muito pouco flexível e movível.
- A zona lombar está localizada na parte inferior das suas costas e é composta por 5 vertebras lombares sendo estas as maiores vertebras da coluna vertical. Esta é a zona mais flexível e movível das suas costas permitindo assim uma movimentação mais acentuada e potenciais riscos de lesões.
- A zona do sacro encontra-se abaixo da zona lombar. Esta zona é composta por vertebras que estão entre os ossos pélvicos (cinco de cada lado).
Curvatura natural da coluna
Todas estas zonas são cruciais para o funcionamento saudável e correto da sua coluna, pelo que o seu alinhamento e apoio tornam-se fulcrais para o seu conforto. Desta forma, quando a zona da coluna torácica está alinhada e equilibrada, a mesma tem um formato de uma curva para fora.
A zona cervical e a zona lombar oferecem no entanto uma curvatura para dentro quando as mesmas estão alinhadas e posicionadas corretamente. Todas estas diferentes zonas oferecem então 12 vertebras posicionadas com uma curvatura para fora e 12 vertebras posicionadas com uma curva para dentro.
As diferentes curvaturas da coluna são necessárias para manter uma postura saudável. Estas curvas naturais garantem com que as suas costas e a coluna se mantenham relaxadas e livres de qualquer tipo de pressão ou tensão.
Estas diferentes estruturas necessitam de um apoio localizado visto as vertebras mudarem as suas posições conforme o corpo se movimenta. Quando se movimenta da posição sentada para a posição em pé, a sua pélvis tende a sofrer uma rotação para trás, e a curvatura da lombar endireita-se ou move-se para uma curvatura direcionada para a frente.
A pélvis é a zona das suas costas que define a curvatura da sua coluna em todas as posições sentadas. Caso estas zonas sofram de uma movimentação ou uma rotação diferente ou oposta irá criar uma pressão nos discos intervertebrais.
Os músculos têm um papel fundamental para restaurar o balanço e o equilíbrio da curvatura da sua coluna. Caso os músculos não tenham o apoio adequado poderá vir a sofrer de cansaço muscular ou de desconforto em todas as áreas das suas costas.
Quando a pélvis é mantida numa posição natural de rotação frontal, a curvatura da sua coluna estará alinhada de forma natural e confortável.
Altura vs Sexo
Antes de existir estudos focados nos diferentes corpos, acreditava-se que existia uma ligação das diferentes zonas torácicas e lombar relativamente ao sexo e á altura de cada individuo. Estes estudos permitiram a confirmação de que o sexo e a altura não influenciam estas diferentes zonas das costas.
Não existe também uma ligação direta entre as diferentes curvaturas o que dificulta a análise e o desenvolvimento de mobiliário dedicado a cada uma das zonas como um todo.
É necessário então encontrar uma cadeira que seja desenvolvida com um foco em todas as diferentes zonas das suas costas oferecendo um conforto localizado e focado em si. Este tipo de cadeiras garante um conforto a diferentes pessoas independentemente da sua altura, peso ou sexo.
O poder de uma cadeira ergonómica
Uma cadeira ergonómica e especializada irá oferecer o apoio necessário para as quatro zonas da sua coluna: cervical, torácica, lombar e do sacro. Este apoio permitirá com que todas as zonas da sua coluna mantenham uma posição natural ao movimentar-se para diferentes posturas sentadas em todo o dia de trabalho.
É necessário também que uma cadeira seja flexível o suficiente para se adaptar às variáveis mais pequenas do corpo humano em particularmente das suas costas e da sua coluna.
Solução para um problema
O seu corpo precisa de se movimentar. Este movimento é necessário para que todas as peças do seu corpo se mantenham saudável e flexíveis. Tal como um carro, a movimentação do seu corpo permitirá com que todas as peças se mantenham lubrificadas oferecendo assim uma performance de uma qualidade continua. Caso não houvesse esta movimentação, a sua estabilidade faria com que o seu corpo estagnasse criando assim lesões localizadas.
Em média, uma pessoa mexe o seu torso 53 vezes numa hora enquanto sentados. Cerca de 28% dessa movimentação envolve a sua inclinação ou rotação do corpo. Esta movimentação é então o resultado natural da sua atividade enquanto sentado.
Tenha em atenção, quando procura uma cadeira, ao apoio da cabeça. A maioria das cadeiras oferecem um apoio de cabeça demasiado rígido o que faz com que o seu torso se mova de forma a se manter confortável.
Por esta razão, existe a tendência para se mover longe do apoio de cabeça perdendo assim o apoio das costas. Este apoio de cabeça poderá também ser colocado demasiado para a frente o que faz com que a sua cabeça se desloque da sua posição natural forçando assim os nervos e os músculos a contraírem-se.
Apesar do apoio de cabeça parecer necessário para libertar a pressão da zona cervical, muita das vezes cria lesões adicionais e desnecessárias. Visto a sua cabeça e a zona cervical manterem o seu equilíbrio enquanto as outras zonas são apoiadas, não há uma necessidade para ter um apoio de cabeça na sua cadeira.
Estudos que analisaram este tipo de apoio, garantem que o número de lesões e desconforto reduziu substancialmente após a remoção deste tipo de apoio.
Muitas das cadeiras também não oferecem um apoio total e necessário á sua coluna vertical. Tenha em atenção que é necessário um apoio desde a zona torácica até á zona do sacro, garantindo um foco em todas as zonas da sua coluna. Apesar de muitas cadeiras oferecerem um apoio na zona inferior das suas costas, é necessário que garantam também um apoio na zona superior.
Esta zona superior é muitas vezes esquecida, visto muitas empresas acreditarem que apenas a zona lombar necessita de apoio.
A maioria das cadeiras foi desenvolvida também de forma a imitar a curvatura e a estrutura da coluna humana. Estas cadeiras são normalmente feitas de tecido e espuma ou de estruturas de plástico pelo que infelizmente elas não se adequam á forma individual ou dimensionada de cada individuo.
O maior problema nestas cadeiras é que são desenvolvidas de uma forma unidimensional pelo que não permitem uma flexibilidade de movimento tornando o seu corpo estagnado e desconfortável. Não há assim a possibilidade de movimentação livre conforme as suas necessidades.
Escolha a sua cadeira
Procure encontrar uma cadeira que apoie toda a sua coluna e costas focando-se nas diferenças anatómicas de cada coluna sem perder o apoio necessário. Uma cadeira que seja capaz de mimicar as mais pequenas movimentações permitirá com que tenha um movimento natural e fluido.
É desta forma que garante a redução de lesões e de desconforto, tendo sempre umas costas saudáveis tanto a nível das vertebras, como os músculos.
Os materiais escolhidos numa cadeira também têm um impacto enorme no seu conforto e na capacidade de apoio da mesma. Cadeiras que são desenvolvidas a tecido e a espuma tendem a acumular o seu calor criando assim focos de calor em zonas muito específicas que o tornaram mais cansado e com falta de energia.
Materiais que são respiráveis e que garantem a distribuição do peso permitiram com que as zonas musculares e de ossos não sofram de tensão ou de pressão. É desta forma que poderá ter uma distribuição natural do seu peso em todas as zona de apoio evitando assim lesões localizadas.
Uma cadeira que se foque no apoio do sacro será uma cadeira que irá garantir uma posição natural da sua coluna. Este apoio especifico não necessita de ser regulado como o apoio da lombar visto estar localizado sempre no mesmo sítio independentemente do seu tamanho de altura.
O apoio na zona do sacro não permitirá também com que a sua zona da cervical descaia, evitando assim um peso extra sobre toda esta área.
São estes pormenores que irão garantir uma postura correta durante todo o seu dia de trabalho. Conseguirá assim manter uma postura saudável longe de todas as possíveis lesões que poderá criar ao longo dos anos com uma cadeira.
Lembre-se que a saúde da sua coluna e de todas as zonas das suas costas irão garantir com que o seu desempenho e a sua performance sejam mais elevadas e mais saudáveis.
Saiba mais sobre o que é a ergonomia.
Apoio da coluna enquanto se senta
bom dia,
oeprada 3 vezes a cervical (C3-C4 e C4-C5) e passo mais de 8 horas sentada! muitas dores final do dia. qual a melhor cadeira para a minha situação?
obrigada
Sandra Caetano
[email protected]