Quase todos os móveis, eletrodomésticos, até mesmo muitos acessórios, adaptaram a tendência da ergonomia. Um objeto é considerado ergonómico se for projetado, no sentido de ser mais funcional, conveniente ou confortável, para os utilizadores.

Um objeto ergonómico, também, é projetado para ajudar a melhorar a condição de física do indivíduo e, se possível, corrigir os seus problemas de saúde.

Cadeiras de escritório – A Ergonomia

A Ergonomia, como não podia deixa de ser, também se tornou um fator muito importante a ter em conta, no que se refere a cadeiras de escritório. Cada vez mais pessoas entendem que devemos dar igual importância às coisas que usamos na nossa casa e às coisas que usamos fora da mesma, como num escritório.

Devemos ser cuidadosos na escolha de uma cadeira de escritório, porque a vamos usar em média 8 a 9 horas por dia. É recomendável que um funcionário de escritório possa sentar-se numa cadeira de escritório ergonómica.

Isto porquê? Pode não parecer simples e lógico, mas os utilizadores de cadeiras de escritório sofrem facilmente de dores nas costas, por causa da postura incorreta, falta de apoio lombrar, etc.

Tudo isto, resultado da utilização de uma cadeira incorreta e que não serve as necessidades do utilizador. A utilização de uma cadeira de escritório ergonómica vai corrigir os ditos problemas de saúde e estes são apenas alguns dos benefícios que se pode obter com este tipo de cadeiras, no local de trabalho.

Benefícios das Cadeiras de Escritório Ergonómicas

Que outros benefícios são possíveis com cadeiras ergonómicas?

Uma cadeira de escritório ergonómica vai melhorar a sua postura. A postura pode ter sido a “base” que levou à invenção dos móveis ergonómicos. Se prestarmos alguma atenção no nosso dia-a-dia, percebemos que a maioria das pessoas que trabalham em consultórios/escritórios têm posturas corporais inadequadas ou descuidadas, o que pode levar às já referidas dores de costas, especialmente na área inferior.

Este é um dos resultados de quem permanece sentado, o dia inteiro. As cadeiras de escritório ergonómicas são uma das melhores soluções para a postura do ser humano. A grande maioria das cadeiras ergonómicas pode ser ajustada às necessidades do corpo, especialmente às costas do utilizador.

Uma cadeira de escritório ergonómica vai permitir melhorar a circulação sanguínea do utilizador. Há estudos que defendem que um indivíduo que tem má postura, também tem má circulação sanguínea.

E Porquê? Porque na maioria das vezes, o que causa a má postura também causa a má circulação sanguínea. É provável que um funcionário de escritório sofra de má circulação, porque fica sentado por longos períodos de tempo e não há muito apoio lombar da cadeira.

Quando não há suporte suficiente do corpo, o stress tende a acumular-se em algumas partes do corpo, especialmente aquelas que são mais pesadas. Estas áreas são chamadas de pontos de pressão que podem levar à fadiga.

Como utilizar uma cadeira de escritório ergonómica?

Para utilizar uma cadeira de escritório ergonómica e maximizar os seus benefícios, primeiro é necessário ajustar a altura do assento, isto é, não pode ficar nem muito alto nem muito baixo, o segredo é que consiga apoiar os pés, ou numa base de apoio, para o efeito, ou no chão.

Segundo, ajustar o apoio das costas da cadeira e verificar se tem o apoio suficiente na parte inferior das costas. Depois dos ajustes, segue-se a fase de teste: sentar-se na cadeira! Nesta fase não pode nem deve sentir nenhuma pressão ou tensão em nenhuma parte do corpo, especialmente nos ombros, braços e pescoço.

Então que soluções existem no mercado? Existem muitas marcas a fabricar e a comercializar este tipo de mobiliário, certo é, que o melhor é procurar os especialistas, como é o caso da Herman Miller, Dauphin ou ainda a Trend Office.

Saiba mais sobre Cadeiras de Escritório Ergonómicas.