Em casa ou no escritório, escolher uma cadeira barata pode significar várias coisas: por um lado, menor investimento, por outro, a aposta em materiais de uma qualidade inferior, que podem criar problemas de saúde ou encargos extra no futuro.
De certeza que já ouvir dizer que, por vezes, o barato sai caro. A expressão faz todo o sentido, sobretudo quando se trata de escolher cadeiras de escritório para uma empresa, ou mesmo para um espaço de trabalho que tenha em sua casa.
Isto porque, por norma, uma cadeira de escritório tem a finalidade de proporcionar conforto e uma postura correta a quem necessita estar sentado durante várias horas por dia.
Por isso, as mesmas diferem de uma simples cadeira decorativa – ou inclusive de visitante – onde o conforto e a ergonomia não são tão fundamentais, muito devido a uma utilização mais esporádica e durante menos horas.
Em qualquer contexto profissional torna-se fundamental ter uma cadeira de escritório que corresponda às suas necessidades.
A questão que sempre se coloca é: vale a pena escolher uma cadeira barata para trabalhar, mesmo sabendo que esta poderá não ter um desempenho suficiente no que diz respeito à ergonomia, por exemplo?
Talvez consiga dissipar as suas dúvidas depois de ler este artigo.
Cadeiras baratas para escritório: valem ou não a pena?
Pode parecer, à partida, boa ideia comprar uma cadeira barata para escritório. O problema surge se, de repente, essa excelente ideia vira uma má opção num curto espaço de tempo.
Os motivos podem ser vários: ergonomia insuficiente, materiais de baixa qualidade que se danificaram rapidamente, uma baixa performance, um design menos apelativo ou um conforto inferior.
Assim, é importante estabelecer prioridades e perceber qual é a real finalidade da sua cadeira de escritório. Se apenas a usar na sua zona de trabalho de casa, e de forma esporádica, talvez uma cadeira barata não seja uma má opção.
No entanto, se precisar de uma cadeira operativa para uso diário, vale a pena investir numa gama superior que, apesar de representar um gasto maior no momento da compra, poderá evitar problemas de coluna e má postura no futuro.
Para o seu local de trabalho: invista na ergonomia
É fundamental investir na ergonomia no local de trabalho, por todas as razões e mais algumas. Uma boa postura evita problemas na coluna e é imprescindível para criar condições necessárias a um trabalho produtivo.
Quando uma cadeira de escritório ergonómica proporciona todo o bem-estar ao seu utilizador – ajustando-se ao corpo e acompanhando a movimentação de forma natural – o desconforto físico não existe e a concentração e capacidade resolutiva só aumenta.
Nesta linha, sim vale a pena investir na ergonomia no local de trabalho, ainda que optar por esta característica numa cadeira de escritório nem sempre seja a escolha mais em conta.
Existem opções para todas as carteiras, e claro que também é possível encontrar uma cadeira barata e ergonómica para o seu local de trabalho.
O único que deve ter em conta é que, ao optar por materiais de uma qualidade inferior – ou por cadeiras que privilegiem mais a estética do que o conforto do próprio utilizador – pode vir a revelar-se um mau investimento no futuro, como já referimos anteriormente.
Cadeiras de escritório baratas vs cadeiras de escritório caras
Pode encontrar vários modelos a um preço relativamente acessível em marcas como:
- Cadeiras escritorio staples
- Cadeiras escritório ikea
- Cadeiras de escritorio conforama
Estas marcas apresentam opções de design atrativo ainda que, devido à produção em massa que realizam, podem não ter em conta acabamentos de topo ou uma escolha cuidada de materiais usados.
No caso de querer uma cadeira para um uso diário e recorrente, talvez deva deixar de lado as cadeiras baratas para escritório e fazer um investimento em qualidade e durabilidade.
Assim, há marcas de mobiliário de escritório que podem fazer toda a diferença na sua rotina, pela comodidade que proporcionam. Entre elas, destacam-se:
- Herman Miller
- Dauphin
- Trend Office
Pense bem: a sua escolha pode mudar a sua qualidade de vida no local de trabalho. Opções baratas podem não valer a pena o esforço e criar-lhe problemas irreversíveis no futuro.
Siga-nos nas redes: