Hoje existem muitos tipos de cadeiras de escritório ao dispor, mas cada vez mais pessoas preferem uma cadeira ergonómica para os seus escritórios. O ser humano esta mais alerta para as suas necessidades básicas e se é um trabalhador de escritório, estar munido de uma cadeira deste tipo é uma necessidade básica, pois vai garantir saúde em termos físicos e mentais.
Mas, o que é uma cadeira ergonómica? Este tipo de cadeira não é a cadeira tradicional, embora muitas unidades de escritório tradicionais sejam bem feitas e confortáveis. Uma cadeira ergonómica para escritório é construída com atenção específica aos detalhes que afetam o corpo, do trabalhador, enquanto ele executa determinadas tarefas no escritório.
Então e afinal de contas o que é ergonomia? Esta é uma ciência, que neste caso em particular, forneceu pesquisas e orientações para os fabricantes construírem as melhores cadeiras ergonomicas, para aqueles que exigem não apenas conforto, mas apoio corporal saudável e assim conseguir uma correta postura corporal.
Uma cadeira de escritório ergonómica é projetada para fornecer um correto apoio ao pescoço e às costas, especialmente para aqueles que podem sentar-se numa cadeira de escritório por longos períodos de tempo. Uma das funções mais importantes de uma cadeira com ergonomia é a sua capacidade de se ajustar a todas as partes do corpo humano.
Isto é, não é o utilizador que se ajusta à cadeira é sim a cadeira que se ajusta ao utilizador.
Colocando a situação num caso em concreto: Se não tiver a certeza se uma cadeira foi projetada ergonomicamente, como pode perceber se isso aconteceu? Regra geral é possível determinar, isso mesmo, através da verificação dos recursos de ajuste de altura e se existem recursos ajustáveis para as costas, o apoio de cabeça e dos braços.
A unidade de assento também tem que ter mecanismos ajustáveis que permitam que o banco incline, para frente ou para trás e também tem que ter um suporte lombar ajustável.
Uma grande maioria das pessoas prefere cadeiras ergonomicas com encosto mais alto por causa do suporte extra oferecido ao pescoço e ainda aos ombros. O design ajustável é o elemento número um que diferencia as cadeiras de escritório ergonómicas e todas as outras construídas sem nenhum tipo de preocupação ergonómica.
Outros componentes de muitas das unidades de cadeiras ergonómicas incluem o preenchimento preciso de áreas importantes da cadeira, cobertura respirável e ainda projetos específicos para tarefas. Esses assentos oferecem superfícies muito confortáveis porque são acolchoados onde os utilizadores mais precisam e onde o suporte é realmente necessário, como a região da madeira, a área do assento e a área do joelho.
Existem muitos materiais diferentes usados para cobrir as cadeiras de escritório, mas a malha é uma opção muito popular devido à sua respirabilidade. O corpo humano pode ficar mais frio e confortável em cadeiras cobertas de malha. As cadeiras de escritório projetadas com base na ergonomia do trabalho também são construídas para serem específicas de tarefas, a fim de apoiar o corpo na execução de determinados trabalhos, que possam exigir mais mobilidade.
Existem cadeiras de diferentes designs, materiais, acabamentos, cadeiras de computador, mas o principalmente elemento e mais importante é que ofereçam um excelente suporte ao executar tarefas específicas no espaço de trabalho e assim proteger a saúde física dos trabalhadores e garantir menor absentismo possivel.
Uma entidade patronal ao garantir mais saúde física aos seus trabalhadores, vai com certea garantir, também mais saúde mental dos mesmos e consequentemente melhores resultados e produtividade mais elevada. E qual não é a entidade patronal que não quer ver aumentada a sua produtividade?
Saiba mais sobre cadeira de escritório ergonómica →
Siga-nos nas redes: