O conforto é uma palavra-chave quando a questão é: trabalhar em frente a uma secretaria, seja num escritório de uma empresa ou em ambiente familiar e doméstico.

Se é um trabalhador de um escritório, então deve ser conhecedor de que quando as cadeiras são confortáveis ​​e ajustáveis, isto ​​pode ser o segredo na promoção da produtividade de todos os trabalhadores.

E isto porquê? Pois quando estamos bem, produzimos mais e somos muito mais eficientes. Ora é com base nesta equação que nasceram as cadeiras ergonomicas.

Este tipo de cadeiras ergonomicas, são cadeiras criadas a pensar na correta postura corporal de um trabalhador de escritório. Por isso mesmo estas não são cadeiras baratas!

Cada vez mais o, ser humano procura conforto e qualidade de vida, seja no ambiente de trabalho, seja na sua vida pessoal. Esta demanda ou necessidade da humanidade obrigou-nos a evoluir no sentido de criarmos soluções de conforto, para quando trabalhamos na posição sentada.

Esta posição é bastante sedentária e pode levar a algum desgaste físico e ate mesmo a lesões ligeiras ou severas, quando a posição em que se está não é ergonómica. Desta forma, nasceu a ergonomia no trabalho, este conceito permitiu o surgimento de mobiliário ergonómico adequado e criado a pensar no ser humano.

Herman Miller - Cadeiras Ergonomicas

Conforto e cadeiras ergonomicas

Quando uma cadeira de escritório é fabricada, é para maximizar o conforto dos utilizadores, para que os mesmos possam realizar o seu trabalho com mais facilidade. Reconhecendo a importância do conforto, surgiram as cadeiras ergonómicas que permitem aos utilizadores ajustar a mesma em termos de altura e na adaptabilidade do corpo do indivíduo, para que não haja queixas de desgaste físico e consequentemente atrasos no trabalho devido ao desconforto.

A escolha de uma cadeira ergonómica

Ao selecionar uma cadeira para o seu uso, num consultório ou escritório, certifique-se de que ela contorna o seu corpo para que se encaixe nela sem dificuldades de maior. Os seus quadris devem caber bem na cadeira, e deve haver alguma folga nos dois lados; especialmente se houver braços na cadeira.

Os braços da cadeira também devem ser de apoio ao corpo para que se levante e se possa sentar sem problemas. Uma vez que o peso e a forma do seu corpo tendem a mudar com o tempo, as cadeiras nas quais trabalha devem ser ajustáveis, ​​em altura e deve ser possível inclinar o encosto.

Atualmente as cadeiras de escritório mais adequadas e confortáveis ​​são as cadeiras ergonomicas, que para alguns podem ser consideradas bastante dispendiosas, mas permitem um conforto superior. Estas cadeiras estofadas ergonómicas são fabricadas para dar ao corpo humano a postura corporal correta, para que trabalhar por longos períodos de tempo, não acabe em lesões crónicas como: dores nas articulações, rigidez no pescoço, ombros, entre outras.

A parte de trás da cadeira deve apoiar a sua coluna para que a mesma se mantenha reta, para que não seja necessário descontrair quando trabalha longas horas. A má postura corporal também pode resultar em danos a longo prazo para os tendões e ligamentos e, portanto, é muito importante garantir que as cadeiras do seu escritório lhe dão a postura correta e conforto necessário.
Ao comprar cadeiras de escritório, a melhor garantia é que se tratem de cadeiras de qualidade que não sejam apenas para durar anos, mas que sejam construídas para o conforto de quem as utiliza e que saibam responder com mestria a como melhorar a postura assim como o que é ergonomia.

Decoração, conforto e Ergonomia

A fim de manter a sua imagem pessoal ou da empresa, o design do interior do escritório deve ser profissional e moderno. Portanto, a coordenação de cores para combinar com o resto do mobiliário de escritório, acessórios e as cores das paredes, também devem ser consideradas na hora da compra de uma cadeira reclinavel ergonómica ou de várias cadeiras de escritório. Tudo isso contribuirá para uma aparência geral bem coordenada em qualquer escritório.

O que é a ergonomia? Características, benefícios e soluções a reter

Ler mais: Ergonomia na Wikipédia →