A cadeira ergonómica é o principal e mais importante equipamento, para quem desempenha funções sentado. Por vezes despreocupado com essa importância, o homem compromete o desempenho das suas funções e, principalmente, a sua saúde.

Qualquer trabalho deve garantir a formação do trabalhador na ergonomia adaptada ao seu local de trabalho, já que é do conhecimento desta ciência que advirá a rentabilidade das funções desempenhadas. Por outro lado, a ergonomia garantirá a saúde do trabalhador que será também ela determinante para o correto desempenho das funções.

É por isto que a cadeira ergonómica é muito importante nos trabalhos realizados sentados. Mas, antes de mais, importa conhecer melhor o que é a ergonomia.

O que é ergonomia

A ergonomia procura estudar a relação do homem com o seu ambiente laboral, procurando regular as forma como deve utilizar as máquinas e equipamentos e a forma como posiciona o seu corpo em relação a eles.

Muitas vezes, a demasiada preocupação com a produtividade e rentabilidade das tarefas profissionais leva à despreocupação com o bem estar e a saúde do trabalhador. Os interesses económicos sobrepõem-se aos interesses humanos e levam a que as tarefas laborais sejam realizadas, sem preocupação com a saúde de quem as desempenha.

A saúde e segurança no trabalho são tão importantes quanto o efetivo desempenho das tarefas na medida em que: a falta de segurança e despreocupação com a saúde do trabalhador podem levar a lesões e acidentes laborais que comprometem a rentabilidade das mesmas.

Uma coisa leva à outra e a despreocupação com as regras básicas de postura corporal e de utilização de equipamentos pode levar à perda de eficácia no trabalho e causar um efeito mais grave que é a não realização das tarefas ou a má realização das tarefas. Prevenir antes para rentabilizar depois é a principal lei da ergonomia no trabalho.

Cadeira ergonómica e o trabalhador

Como melhorar a postura

A postura laboral é a principal preocupação da ergonomia no trabalho. O homem deve ter conhecimento da máquina ou equipamento que utiliza nas suas tarefas laborais e para garantir a rentabilidade das mesmas deve conhecer a correta postura do seu corpo para prevenir lesões futuras.

A postura corporal é um aspeto muito importante e que o trabalhador desvaloriza, não tendo presente que as possíveis lesões serão sofridas por si e a rentabilidade do seu trabalho pode ser comprometida por si, sendo para si a consequências daí decorrentes.

Cadeiras ergonomicas

As cadeiras ergonomicas têm uma grande preocupação com a postura do profissional. Estar sentado no trabalho requer muitos cuidados que, durante muitos anos não foram tidos em conta pelas entidades profissionais.

Nos últimos anos essa preocupação tem vindo a ser alvo de maior atenção, por parte das empresas, uma vez que a evolução dos tempos têm, também, desenvolvido uma maior preocupação com o estudo das causas das doenças profissionais.

Neste sentido, a prevenção das lesões causadas pelas atividades profissionais têm procurado estudar as posturas mais corretas apostando na formação e na adaptação dos equipamentos ao homem. As cadeiras ergonomicas são uma dessas preocupações.

Existem cadeiras baratas e cadeiras mais dispendiosas, mas em ambos os casos podem ser encontradas boas opções que garantem a correta postura do corpo. Existem diferentes tipo de cadeiras, com e sem apoio de braços, com apoio lombar médio ou alto, com encosto de cabeça, com rodas nos pés ou apenas com apoio fixo, almofadadas ou em acrílicos ou outros materiais, cadeiras estofadas, cadeira reclinavel, entre muitas outras.

O importante na escolha das cadeiras ergonomicas é conhecer as tarefas que nelas se irão desempenhar e adaptar a cadeira à melhor postura corporal. O conhecimento desta relação vai beneficiar a rentabilidade das tarefas e a eficácia do trabalho.

Leia mais sobre Cadeiras Ergonómicas:

» Porquê uma cadeira ergonómica?

» Postura corporal saudável

» O que é ergonomia?