Hoje em dia, a maioria das pessoas (incluindo você que esta a ler este artigo) pode perceber que está cada vez, mais e mais horas na frente do computador, a realizar tarefas do mais necessário a tarefas triviais – Ergonomia.
Há, também, aquelas pessoas que dependem do uso de seu computador para viver, isto é, que o seu trabalho é estarem horas nessa mesma posição e é aqui que entra a importância da ergonomia.
A ergonomia é uma ciência que tem por base dois pensamentos principais: tarefa e design do equipamento. O projeto ergonómico de tarefas desenvolve a maneira através da qual o trabalhador comum utiliza os seus equipamentos, enquanto o projeto do equipamento concentra-se num efeito lógico, no projeto físico da ferramenta ou na própria máquina.
Ciência da Ergonomia: Cadeiras Ergonomicas
A ergonomia também é conhecida como engenharia de fatores humanos, a ciência de projetar produtos e ambientes de trabalho para maximizar a segurança, o conforto e a eficiência dos trabalhadores que os utilizam.
O ergonomista adota uma abordagem empírica para o estudo das interações, relações humanas e mecânicas. Os ergonomistas estabelecem uma compreensão clara de quão rapidamente os trabalhadores reagem às mudanças nos seus ambientes de trabalho e como os trabalhadores processam as informações.
As principais considerações do ergonomista são como os humanos se movem, que movimentos repetitivos são usados e quais são os efeitos sobre o corpo, e o que torna certas situações mais stressantes para o corpo.
Como estes tipos de stress podem ser aliviados? Em muitos casos, muito pouca mudança é necessária, para aliviar o stress do ambiente de trabalho. Pode ser tão simples quanto se sentar numa cadeira ou a proximidade do seu monitor ou que tipo de suporte está disponível.
Os ergonomistas projetam a alça da sua escova de dentes, mobiliário de escritório, interiores de automóveis e ambientes corporativos. A ergonomia implica que um ambiente de trabalho é seguro e confortável, para o trabalhador executar as tarefas atribuídas.
Sem uma estação de trabalho ergonómica, há riscos elevados de desconfortos menores a maiores, da tensão do nervo ao tendão ou ainda danos a longo prazo. Uma estação de trabalho não ergonómica pode causar a síndrome do túnel do carpo, entre outros tipos de complicações.
Ter uma postura sentada incorreta e o alcance repetitivo, pode causar lesões na parte superior e inferior das costas, pescoço ou até mesmo nos ombros. A visão ou as dores de cabeça podem até piorar com iluminação inadequada, posicionamento do monitor ou a sua postura.
Duas abordagens para a ergonomia são a ergonomia reativa e a ergonomia proativa. A ergonomia reativa está a agir em resposta a um problema que já se tornou um problema, enquanto a ergonomia proativa, o que faz é descobrir possíveis problemas antes de eles serem um problema, portanto antes mesmo que ocorram.
A ergonomia proativa economiza em termos de acidentes de trabalho, aumenta a produtividade e a organização individual dos trabalhadores.
A aplicação eficaz e correta da ergonomia pró-ativa, no local de trabalho, é uma excelente maneira de o empregador investir nos funcionários e reduzir os custos em doenças e lesões futuras.
Os produtos ergonómicos servem para aliviar o stress físico / mental relacionado com o trabalho, bem como para corrigir a postura e o suporte físico de um trabalhador, criando, por sua vez, ambientes de trabalho em que os trabalhadores estão bastante confortáveis, resultando assim numa maior produtividade no local de trabalho.
E consequentemente, este aumento da produtividade, dos funcionários vai aumentar os rendimentos e os resultados da empresa a curto e a longo prazo.
Por esta razão, é que cada vez, mais e mais empresários, em Portugal, estão a procurar empresas como a Agile Office. Esta empresa está empenhada na criação e em fornecer as soluções ergonómicas mais atuais, modernas e confortáveis para o seu espaço de trabalho, seja ele um escritório de grandes dimensões ou até mesmo o de sua casa.
Siga-nos nas redes: