Ao comprar cadeiras ergonomicas ou uma cadeira de escritório ergonómica online, encontrar as melhores cadeiras ergonomicas depende muito do tipo de trabalho que faz, seja ele em casa ou fora. E ergonomia incorreta pode causar dor nas costas, dor no pescoço, dor nos ombros, dores de cabeça e muitos outros problemas de saúde.
O que precisa saber para comprar uma cadeira ergonómica?
E se, passa a maior parte do seu tempo de trabalho, sentado em frente a um computador, então saiba que precisa de uma cadeira de escritório ergonómica que trabalhe com o seu corpo e não contra ele, para evitar as dores referidas, anteriormente, e fadiga desnecessária.
Os termos ergonomia do escritório são frequentemente usados de forma intercambiável e, geralmente, referem-se a cadeiras ergonomicas adaptadas ao corpo humano, cadeiras de escritório, bancos, mesas, teclados, rato e assim por diante. Nos últimos tempos, a palavra “ergonomia” tornou-se parte da terminologia do escritório.
Cadeiras médicas e ainda cadeiras odontológicas também beneficiam os utilizadores com o correto uso da ergonomia. O conforto ergonómico é muito importante porque ajuda a manter os funcionários num estado mais alerta, ao longo do seu dia de trabalho.
Cadeiras ergonomicas de uso intensivo, também conhecidas como cadeiras 24/7, são geralmente usadas em áreas como as salas de controle de segurança, escritórios do 112 de despacho de emergência, empresas de diversas áreas e podem ainda ser utilizadas em ambiente doméstico.
Cadeiras ergonomicas de escritório com um estilo mais executivo, também são chamadas de cadeiras executivas e têm, geralmente, um encosto superior, as suas dimensões são maiores e têm um estilo e design mais austero.
As cadeiras ergonómicas de uso intensivo ou de alta performance são muito duráveis e o seu design é ergonómico, porque os trabalhadores, regra geral, ficam sentados por muitas horas e estas precisam de ser cadeiras que se adaptem ao corpo dos utilizadores.
Normalmente, as cadeiras ergonomicas vêm munidas de diversos ajustes, por exemplo o ajuste da altura do assento: permite que o utilizador ajuste a cadeira para que os pés fiquem apoiados no chão ou no apoio para os pés da cadeira e a parte superior do corpo esteja alinhada com o monitor, teclado e rato do computador.
O assento deve sempre estender-se pelo menos um centímetro de cada lado dos quadris, para um melhor conforto.
Altura e largura ajustáveis são absolutamente necessárias ao comprar uma cadeira ergonómica.
Os braços, das cadeiras ergonomicas, devem ser feitos de um material macio e devem ter no mínimo 5 centímetros de largura, para se tratar de uma área de superfície adequada.
Algumas cadeiras ergonomicas ajustam-se facilmente para se conseguir uma inclinação, para frente ou para trás.
A cadeira ergonómica deve ter uma base de 5 pontos para facilitar o movimento e minimizar possíveis quedas. Uma boa cadeira ergonómica de escritório reclinará e trancará em várias posições diferentes.
O encosto da cadeira, também, deve ter ajustes de ângulo, in-out e altura para alcançar o alinhamento adequado da coluna vertebral; O ajuste do ângulo permite ao utilizador ajustar o ângulo do encosto em relação ao assento, ao contrário do mecanismo de inclinação, que move o assento com o encosto.
A parte da frente do banco deve inclinar-se ligeiramente para baixo e permitir uma folga entre a parte de trás dos joelhos e a borda frontal do assento para reduzir a pressão na parte de trás das coxas.
O assento é o único componente das cadeiras ergonómicas, que suporta a maioria do peso do utilizador.
Estes fatos e dicas sobre cadeiras ergonomicas vão ajudar a comprar uma cadeira ergonómica. E se não puder pagar o Ferrari das cadeiras – a cadeira Aeron – com certeza que junto da marca Herman Miller, vai encontrar outros modelos mais acessíveis e de qualidade certificada.
Siga-nos nas redes: