Os conceitos e aplicações da ergonomia estão em constante discussão, no âmbito académico, em ambiente de trabalho, em casa, em espaços de laser, etc.

A Ergonomia engloba um mundo de conhecimentos de grande expressividade não só para a ciência ergonómica, como áreas tecnológicas que estão relacionadas, como é o caso das:

  • Engenharias;
  • Design;
  • Arquitetura;
  • Entre outras.

Quando apareceu a ergonomia?

A evolução histórica da ergonomia, tem um sem número de controvérsias e discussões. Não estão bem definidas datas. De fato, há ainda uma grande dificuldade em relatar as etapas históricas, tanto em âmbito geográfico e ainda a participação dos seus precursores em todas as fases.

A origem oficial foi estabelecida, pelo engenheiro inglês Kenneth Frank Hywel Murrell, da primeira sociedade de ergonomia do mundo, a Ergonomic Research Society. Isto aconteceu no ano 1949.

Mas certo é, que Leonardo da Vinci foi considerado um dos precursores da ergonomia, com alguns estudos, trabalhos, etc. O que significa que a ergonomia já é discutida, falada, apresentada há vários séculos!

Conceitos e aplicações da Ergonomia

Onde pode encontrar a ergonomia

Portanto, a ergonomia existe bem antes de ser oficializada como tal. Para percebermos melhor o que é ergonomia, temos antes de saber onde está a ergonomia, onde a podemos encontrar?

Ela pode estar numa cadeira reclinável, no seu escritório, no sofá de sua casa, na caneca que leva com o seu café, entre outros objetos com que lida no seu dia-a-dia.

A ergonomia é uma ciência que estuda a interacção entre os indivíduos e os objetos, no sentido de promover a melhoria dessa mesma relação.

Relação quase perfeita entre Herman Miller e Ergonomia

A pensar nessa relação, quase perfeita a Herman Miller, criou e desenvolveu cadeiras de escritório, totalmente ergonómicas, para melhorar e promover o ambiente de trabalho num escritório, quer se trate de um escritório de empresas ou domésticos.

A Herman Miller, ao longo de anos de estudo criou, não só uma cadeira ergonómica, mas diversos modelos e todos eles com particularidades únicas e específicos para determinados espaços e determinados indivíduos.

Esta marca Norte Americana, focou vários anos de estudos e projetos na ergonomia do trabalho, por uma razão evidente. O mercado de trabalho, assim o exigiu, e os trabalhadores de espaços como escritórios passam horas, por vezes infindáveis, sentados em cadeiras baratas, com uma postura corporal incorreta e inadequada!

Ora, com base neste pressuposto a Herman Miller colocou mão à obra e criou modelos que são hoje conhecidos em todo o mundo: como é o caso da Aeron, Mirra, Cosm, Embody, entre outros modelos de cadeiras ergonomicas.

A marca criou cadeiras estofadas ergonómicas icónicas, vanguardistas e com detalhes únicos no mercado do mobiliário atual. Uma das cadeiras de mais sucesso da Herman Miller é a Aeron, este modelo é o sonho de consumo de muitos. Ela foi projetada com o objetivos de gerar melhores espaços de convivências para pessoas de mais idade – idosos.

A cadeira tradicional de espuma acolchoada foi, relançada, com novas atualizações. Este novo modelo é mais duro e adaptado às necessidades dos trabalhadores e de um escritório atual.

Preocupação, responsabilidade social e ambiental

A Herman Miller é uma das maiores produtoras mundiais de cadeiras de escritório e com isso assumiu uma posição de destaque no mercado. Este fato levou a empresa a assumir, também, uma obrigação desde o ano de 1953.

O seu fundador D.J De Pree garantiu, a produção de mobiliário que produza pouco impato ambiental e para além disso os produtos são quase totalmente recicláveis.

Um dos selos de garantia da marca, são os testes a que sujeitam todos os seus modelos, antes destes, serem disponibilizados para o mercado, a Herman Miller, testa exaustivamente os seus modelos, para garantir a sua resistência e a sua adequação aos ambientes de trabalho profissionais e intensivos.

 

Saiba mais sobre Ergonomia