Grande parte dos seres humanos, hoje em dia, passa cerca de 8 horas ou mais no local de trabalho, numa posição estática e sentada com os olhos no ecrã do computador, e embora possamos ser excelentes no nosso trabalho, esta dedicação muitas vezes pode levar a sérios problemas de saúde, como por exemplo:
- Problemas nas costas;
- Má postura corporal;
- Problemas nos olhos;
- Má circulação;
- Entre outros problemas de saúde e físicos.
E todos eles provocados por estar sentado por longos períodos de tempo num ambiente de escritório. Se não adoptar uma correta postura corporal, assim como determinadas atitudes e comportamentos, este tipo de trabalho prejudica até mesmo os indivíduos mais saudáveis. Mas calma, existem formas de combater os efeitos adversos da vida sedentária num escritório.
Use as dicas que lhe apresentamos em seguida para o ajudar a tornar o seu escritório num lugar mais saudável, confortável e agradável para trabalhar.
Dicas para manter a sua mente e corpo saudáveis no trabalho:
1. Minimize a confusão: Ter um espaço de trabalho limpo é o primeiro passo para reduzir o stress. Se compartilhar um espaço de trabalho, este é um motivo ainda mais importante para ter um cronograma de limpeza semanal. Limpe a sua mesa, telefone e teclado, limpe tudo onde toca diariamente.
2. Saia de vez em quando. Faça uma pausa para o almoço. Sair do escritório vai dar-lhe a hipótese de passar algum tempo sob a luz do sol e alongar os seus músculos.
3. Ar puro e plantas. Respirar no espaço de trabalho confinado não é o ambiente mais saudável para os pulmões. Ao adicionar algumas plantas ao seu espaço de trabalho, pode realmente melhorar a qualidade do ar ao seu redor.
4. Dê uma pausa aos seus olhos. Se está a olhar para uma tela de computador ao longo de 8 horas seguidas, é provável que cause algum dano. Dê aos seus olhos descansos frequentes tirando os olhos da tela.
5. Consiga uma cadeira Ergonómica. Se vai ter que se sentar por longos períodos de tempo, deve certificar-se que sua cadeira é confortável e promove uma boa postura corporal. Este tipo de cadeira tem por base a ergonomia. Estas cadeiras ergonomicas, permitem uma correta postural corporal.
Mas antes de selecionar a sua cadeira ergonómica ideal, tem que perceber que estas não são habitualmente cadeiras baratas. Isto porque são projetadas para o conforto máximo do utilizador.
Permitindo assim, que se afirme que existe ergonomia no trabalho. Portanto para comprar estas cadeiras estofadas ergonómicas, tem que ter um orçamento mais folgado! Com uma cadeira reclinavel ergonómica evitará lesões nas costas e dores desnecessárias.
6. Prepare o seu próprio almoço. De repente é atingido pela fome e não precisa de se preocupar com todas as calorias extras que vai ingerir ao optar por comida rápida e junk food, visto que levou consigo o seu almoço. Ao fazer um almoço simples, terá menos probabilidade de ser tentado com as opções de alimentos pouco saudáveis.
7. Iluminação no seu escritório. Quando possível, a luz natural é a melhor opção. Se estiver perto de uma janela, puxe as persianas e deixe o sol brilhar. Se não estiver perto de uma janela, invista em algumas lâmpadas.
8. Beba muita água. Permanecer hidratado é uma obrigação, não importa onde esteja, mas enquanto estiver no escritório é muito importante ter a certeza de que está bebendo bastante líquido.
9. Pausa. Se achar que o seu nível de stress está a começar a crescer, é melhor dar-se um momento e afastar-se da situação por alguns minutos, permitindo-se acalmar e pensar com clareza.
Em suma, o local de trabalho pode ser um lugar stressante e insalubre às vezes, especialmente, quando se passa pelo menos um terço do dia no escritório. Ao usar essas dicas simples, pode conseguir aliviar o stress excessivo que coloca no seu corpo diariamente e aprender a promover um estilo de vida mais saudável no escritório.
E, leve muito a sério a ergonomia no trabalho, para isso necessita de entender melhor o que é ergonomia, o que o mobiliário criado com base na ergonomia podem fazer pela sua postura corporal, assim como melhorar a postura.
Saiba mais sobre Saúde e Ergonomia →
Siga-nos nas redes: