Todos os dias temos que trabalhar e sentar numa cadeira do escritório, como se fosse o lugar mais seguro do mundo.

A partir daí, supervisionamos tudo: a nossa lista de trabalho, verificamos o nosso e-mail ou algoritmos de codificação dos nossos computadores, etc. É por isto que nossa cadeira é às vezes chamada de “trono”, um lugar onde fazemos as coisas acontecerem.

No entanto, mesmo apenas sentado na sua cadeira de escritório, ainda pode ter problemas. A posição sentada é uma postura estática que pode aumentar o stress nos ombros, costas, braços, pescoço e ainda nas pernas.

Isto significa que esta posição constante pode adicionar pressão aos músculos das costas e aos discos da coluna vertebral. Se isto acontecer, o que fazemos? Vamos ao médico e descobrimos que a razão pela qual estamos em sofrimento, é a postura errada na cadeira de escritório, logo estamos perante a ausência de ergonomia no trabalho.

É surpreendente saber e perceber que quase 80% dos utilizadores, de cadeiras de escritório, inclinam-se para a frente, quando estão em frente aos seus computadores. Sabia que os computadores são “vazios de consciência”? Eles têm essa tendência de nos fazer focar mais no que está na tela.

Com efeito, a nossa postura sofre. Utilizar uma boa cadeira de escritório é a chave e uma óptima solução para obter a tão importante ergonomia no trabalho.

Quão importante é a ergonomia no trabalho e ter uma cadeira de escritório ergonómica? Bem, para começar, uma má postura pode levar a dores de cabeça, visão deficiente e problemas lombares. Estes problemas de saúde estão, diretamente, relacionados com a cadeira de escritório.

Existem cadeiras ergonómicas, no mercado, que podem ajudar a reduzir este tipo de sintomas. Comprar este tipo de cadeira é a melhor solução para conseguir ter ergonomia no trabalho.

Ergonomia no local de trabalho

As cadeiras ergonómicas, por norma, têm um custo superior às cadeiras de escritório regulares e podem ser um desafio para o orçamento de qualquer empresa.

A maneira mais eficaz de aliviar toda essa tensão física é conseguir a ergonomia no trabalho, através da cadeira ergonómica e aqui estão quatro indicadores das configurações de uma cadeira de escritório:

  • Suporte de encosto na cadeira de escritório é muito importante na ergonomia no trabalho – a parte de trás da cadeira dá apoio e deve ajustar a mesma, de acordo com a altura do utilizador. Às vezes, é necessário um suporte extra para as costas, mais baixo, para que as mesmas fiquem, confortavelmente, apoiadas na cadeira do escritório. Para conseguir este suporte correto pode optar por uma Aeron ou Mirra da marca Herman Miller.
  • Um teclado fácil de alcançar – o teclado do computador deve estar perto o suficiente do corpo para que o usuário não se sinta tentado a inclinar-se para a frente. Uma vez que as suas costas deixam a cadeira de escritório, isto significa que está inclinado demais e que o teclado deve estar mais perto.
  • O ecrã do computador deve estar ao nível dos olhos – o ecrã do computador deve estar ao nível dos olhos. Se for muito baixo, a reação do utilizador é dobrar-se para a frente. Mais uma vez, a regra das suas costas deixarem a cadeira do escritório significa que está a assumir uma postura errada.
  • Use o apoio de braços – a cadeira do escritório deve ter um bom suporte de braços. Os cotovelos descansam confortavelmente a cerca de 90 graus ao lado do corpo. Se não houver suporte para os braços ou for muito largo ou estreito, o utilizador vai compensar, fazendo com que os ombros, pescoço e coluna se inclinem mais para a frente. Isso adiciona mais pressão ao corpo.
  • Em suma, se o seu trabalho é num escritório e passa os seus dias sentado numa cadeira, os princípios básicos da ergonomia no trabalho descritos acima, podem ser uma excelente ajuda.

 

Leia mais sobre cadeiras ergonómicas:

» Porquê uma cadeira ergonómica

» O Ser Humano e a Ergonomia – Cadeira Reclinavel

» O que é ergonomia?