Durante a evolução do ser humano, tivemos milhares de anos para nos desenvolvermos e, ao longo desses anos, fomo-nos adaptando às mudanças necessárias, para a nossa sobrevivência na Terra.
Mas, neste último século, as mudanças foram e continuam a ser muito rápidas – o que às vezes impede a adaptação do nosso corpo às novas exigências.
Ao passo em que crescem estas exigências, temo-nos tornado cada vez mais sedentários e este é um fator de risco para diversas doenças.
Visão do trabalho para a humanidade
Ao longo da evolução do ser humano o trabalho, também tem sido visto de forma diferente. Por exemplo:
- Na Grécia e Roma Antiga, o trabalho era reservado sempre aos escravos;
- Com a chegada do Renascimento, houve uma maior valorização do trabalho paralelamente à valorização da vida terrena, material;
- Com a Reforma Protestante, o trabalho atingiu uma valorização elevada assim como a obtenção de resultados materiais.
Definição do trabalho
A primeira definição de trabalho está presente nas sagradas escrituras, mais precisamente em Gênesis:
Disse, pois, o Senhor Deus ao ser Humano: maldita é a terra por tua causa; em fadiga comerás dela todos os dias da tua vida. Do suor do teu rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, porque dela fostes tomado, pois é pó, e ao pó tornarás.
O trabalho terá, desta forma, uma correlação com sofrimento, castigo e pena.
O trabalho e a ergonomia
O termo ergonomia deriva do grego, a palavra grega ergon, significa trabalho e nomos, regras. Na Grécia antiga, o trabalho tinha um duplo sentido: ponos, era o trabalho escravo e ergon, o trabalho desenvolvido com arte e associado a criatividade. De uma forma simplista o objetivo atual da ergonomia é tornar o trabalho menos ponos e mais ergon.
Ergonomia no trabalho
Atualmente, a ergonomia é defendida e assume, suma importância, em todos os locais de trabalho. Não é só uma exigência dos trabalhadores, é uma obrigação dos empregadores garantirem locais e materiais de trabalho ergonómicos, para os seus colaboradores.
Ergonomia no trabalho e o mobiliário ergonómico
Com o aparecimento da ergonomia, apareceram também os móveis ergonómicos, pensados a pensar no conforto e qualidade de trabalho dos utilizadores. De todos esses móveis, os mais importantes são: as cadeiras ergonomicas!
Cadeiras ergonómicas
E porque são as cadeiras ergonómicas tão importantes num escritório? A resposta é simples, uma cadeira ergonómica, permite ao colaborador de uma empresa, permanecer com uma correta postural corporal ao longo do seu dia de trabalho.
Muitas vezes surge a questão, aos trabalhadores de um escritório: “como melhorar a postura quando estou sentado numa cadeira?”
A melhor solução é procurar uma cadeira ergonómica para esse efeito! Uma má opção e escolha é, procurar cadeiras baratas. Porque, para além do desconforto físico e possíveis lesões num futuro próximo.
O investimento acaba por ser redobrado, triplicado e por aí em diante, pois estas cadeiras não estão preparadas para uma utilização intensiva e profissional.
Cadeiras ergonómicas e utilização intensiva
No mercado em Portugal, existem muitas cadeiras ergonómicas ao dispor dos consumidores. Os preços podem variar bastante, de marca para marca e dependendo do modelo.
Mas são e estão, estas cadeiras, preparadas para uma utilização intensiva e diária? Esta é uma questão fundamental, que deve colocar na hora de escolher este tipo de cadeiras de escritório!
Não basta, apenas escolher a cadeira ergonómica que lhe vai dar o conforto absoluto que procura!
Tem que comprar e investir num produto, que lhe dá uma garantia de resistência, durabilidade e qualidade. Só assim vale a pena fazer o seu investimento neste tipo de mobiliário de escritório!
Leia mais sobre cadeiras ergonómicas →
Mais sobre Ergonomia:
› Ergonomia | Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
› Curso de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho | Origem: Slideshare.
Siga-nos nas redes: