Existem vários tipos de cadeiras, para diferentes utilizações. Ao longo do nosso dia-a-dia percebemos isto mesmo. Hoje vamos focar a nossa atenção num tipo de cadeira específico: cadeira de auditorio. Estas cadeiras são imprescindíveis e necessárias para que as pessoas possam assistir a sessões de teatro, dança, cinema, assim como a apresentações musicais, ou até mesmo conferências.

Este tipo de cadeira de auditorio é utilizada em espaços como os teatros, terminais de aeroportos, estações de metro, salas de cinema, assim como em lugares onde é necessário sentar um grande número de pessoas.

Cadeiras de auditório, por norma, têm assentos que podem ser dobrados, quando não está uma pessoa sentada. Este recurso é muito vantajoso para realizar a limpeza destes espaços. Os assentos, ao dobrarem, permitem o acesso ao chão, por baixo deles para que seja possível, todo o processo de limpeza.

Uma cadeira de auditorio é quase sempre construída num estilo e design em linha. Isto é, várias cadeiras estão posicionadas numa barra corrida. Esta barra tem pernas nos topos e, ao longo dos vários assentos, para criar um suporte extra. Por norma, as cadeiras são dispostas nestas salas em filas, e assim possibilitar aos auditórios mais lugares sentados.

Desta forma é possível que mais pessoas possam desfrutar dos espetáculos disponíveis, assim como os proprietários destes espaços podem conseguir obter um lucro maior em cada show que eles ali apresentem.

Com as cadeiras colocadas adjacentes umas às outras, os utilizadores são obrigados a compartilhar os apoios para os braços, em todas as cadeiras do meio. A maioria das pessoas opta naturalmente, por uma forma confortável de fazer isto.

Pois acabam por “reivindicar” o apoio para os braços do lado direito do assento e desta forma deixam o descanso do braço do lado esquerdo para a pessoa sentada, na cadeira ao lado.

Da próxima vez que for assistir a um espetáculo ou conferência analise a postura, de todos, à sua volta e verifique qual o braço que a maioria tem apoiado.

Onde encontrar as cadeiras de auditório?

Mais sobre as cadeira de auditório

Neste tipo de cadeira de auditório, os porta-copos podem ser encontrados com frequência, estes estão construídos nos apoios para os braços. Essa prática permite que os utilizadores tenham ao dispor um lugar para as suas bebidas e, em seguida, possam segurar nas suas pipocas ou outro tipo de comida.

Estas conveniências e vantagens transformam toda a experiência, numa sala, mais agradável e incentivam os visitantes ao consumo, tanto de bebidas como de comida.

Todos nós sabemos que a maioria dos teatros tem assentos almofadados e são forrados com materiais fáceis de limpar. Na grande maioria destes locais, também se utiliza a pulverização de um desinfetante nos assentos.

Esta prática acontece após o fecho das salas, no sentido de ajudar e manter o local o mais asséptico e estéril possível.

Uma das maiores desvantagens deste tipo de cadeira de auditório é que elas estão construídas e definidas para pessoas com uma estatura média. Todas as pessoas que são mais altas que a média, podem considerar os assentos menos confortáveis e as pessoas mais baixas, podem ter problemas para tocar com os pés no chão.

Há muito poucos espaços deste tipo que incluam áreas projetadas para pessoas de estatura mais elevada ou pessoas mais baixas. No entanto, alguns espaços oferecem almofadas de reforço, para pessoas que são mais baixas que a média, para que possam encaixar-se mais confortavelmente e ver a área do palco com mais clareza.

No que se refere a cores destas cadeiras, podemos encontrar diversas. Sendo que a cor mais comum para estas cadeiras é o vermelho escuro ou o castanho. Sendo que o verde escuro, já foi muito popular e o preto, hoje em dia, é uma escolha frequente.

Saiba mais sobre as cadeiras de auditório e Ergonomia.