A ergonomia é a ciência que estuda a relação do homem com o meio laboral que o envolve. Quer isto dizer que a ergonomia são: as regras de organização entre o homem e as tarefas executadas em ambiente laboral e os equipamentos e logística que envolve o desempenho das tarefas laborais.

Trata-se de uma ciência que procura estudar a correta e perfeita relação entre o homem e o trabalho no que se refere à interação entre o homem e as máquinas, equipamentos, arquitetura, design e no geral, o ambiente envolvente das tarefas laborais.

Perceba e entenda o que é ergonomia

Ergonomia no trabalho

A ergonomia no trabalho procura regular a forma como o homem se deve adequar e integrar no ambiente de trabalho. Refere-se às leis de postura corporal, às leis de utilização e precaução relativamente às máquinas por ele utilizadas e à forma como permanece no espaço laboral.

O conhecimento, aprofundamento e respeito pela ergonomia enquanto ciência tem como principal função melhorar o desempenho das atividades profissionais e garantir a segurança e a saúde do trabalhador.

É por este motivo que o homem deve conhecer bem o seu ambiente de trabalho e o meio e equipamentos envolventes. É daqui que virá a maior rentabilidade das tarefas, bem como a saúde do indivíduo a médio e longo prazo.

Muitas vezes desvalorizada pelo homem, a ergonomia é uma ciência que deve ser estudada e aprofundada por todos no seu ambiente laboral.

Postura corporal

A ergonomia preocupa-se muito com a postura corporal como sendo o principal fator de bom relacionamento entre o homem e o seu local de trabalho. Todas as atividades profissionais requerem a utilização de equipamentos, máquinas, mobiliários e espaços de trabalho.

Em qualquer um dos casos, o homem tem de realizar tarefas mais ou menos repetitivas que, quando não realizadas da forma correta podem causar lesões. A correta postura do homem, relativamente, à máquina ou equipamento irá influir diretamente na sua saúde e no desempenho da tarefa.

A postura corporal está intimamente ligada com a rentabilidade laboral.

Como melhorar a postura

Uma das grandes preocupações da ergonomia é como melhorar a postura humana no desempenho das tarefas profissionais. Na realização do trabalho, seja ele qual for, o homem tende a estar muitas horas na mesma posição ou nas mesmas posições, fazendo movimentos repetitivos que exigem mais ou menos esforço.

Neste sentido, o conhecimento da correta postura vai determinar o sucesso e a rentabilidade das tarefas e o bem – estar físico do trabalhador,

A correta postura passa pelo respeito de normas simples como a correta postura da coluna, do pescoço, dos braços e das pernas. O homem, sentado ou em pé deve manter o seu corpo corretamente posicionado para evitar lesões.

Muitas vezes o desconhecimento destas regras pode afetar a saúde e gerar lesões que não são visíveis a curto prazo. As lesões profissionais decorrentes, de uma má postura podem ser apenas notórias a longo prazo, altura em que a reversibilidade das mesmas pode ser mais complicada.

A ergonomia em ambiente de escritório

O trabalho de escritório, ou outros similares em que o trabalhador passa muito tempo sentado pode ser comumente desvalorizado no cuidado com a correta postura corporal.

Por se pensar que são tarefas realizadas em posição sentada, pensa-se serem tarefas realizadas confortavelmente e sem exigir grandes esforços físicos o que na verdade é precisamente o contrário.

Trabalhar sentado é, muitas vezes, pior do que outros trabalhos que exigem mais força e esforço físico. Neste sentido, é muito importante a escolha de uma boa cadeira.

A cadeira de trabalho pode ser cadeira barata, mas deve ser essencialmente uma cadeira ergonómica. As cadeiras ergonómicas são aquelas que garantem uma correta postura corporal, preocupando-se com um bom apoio lombar principalmente.

As cadeiras estofadas são, mais indicadas para dar um bom apoio ao assento. Por outro lado, a cadeira reclinavel pode ser uma boa opção por se adaptar a diferentes posturas para realizar diferentes tarefas, mas pode ser também uma forma de confortar demasiado e dar origem a posturas incorretas.

Leia também: Ergonomia no trabalho: porque é que é tão importante?