Saber exatamente que postura corporal adotar no local de trabalho só lhe irá trazer vantagens. Neste artigo, identificamos erros-chave que podem contribuir para uma menor produtividade no local de trabalho. Sim, porque a base de um bom desempenho profissional pode residir na forma como se senta todos os dias em frente ao computador e vai perceber porquê.

Sabia que uma postura sentada incorreta contraria o equilíbrio corporal e é uma das principais causas de doenças que afetam a coluna? Em casos extremos, esta pode levar a incapacidade física ou total impossibilidade de trabalhar, assim que torna-se fundamental manter uma postura corporal correta no local de trabalho.

Nos contextos profissionais atuais, é comum passar-se muitas horas sentado. E, quando as condições proporcionadas pelas empresas não são as mais favoráveis ao mantimento de uma postura correta, os desconfortos físicos não se fazem esperar. Dores nas costas, problemas de coluna, adormecimento das pernas são algumas das queixas mais comuns dos novos trabalhadores, e começam também a ser um foco de preocupação por parte das empresas que privilegiam o bem-estar e a produtividade no escritório.

Associado a isto, surgem conceitos como a ergonomia, que não só defende uma boa postura no trabalho, como mostra que, quanto mais confortável um colaborador se sinta no seu ambiente profissional, melhores resultados e desempenho terá. Posto isto, qual deves ser, afinal, a postura correta enquanto está sentado em frente a um computador? Há erros bastante comuns em todos os contextos profissionais! Para adotar uma boa postura, comece por evitar estes 5 que lhe deixamos abaixo.

Postura corporal no local de trabalho: 4 erros a evitar

Postura corporal – Erro 1: Escolher uma cadeira de escritório não ergonómica

Designers conceituados como Bill Stumf defendem algo muito simples: “uma boa cadeira irá fazê-lo sentir mais confortável e consciente”. Tal significa que, ao escolher numa cadeira de escritório de alta performance, está a apostar numa máxima comodidade quando se trata de trabalhar sem qualquer desconforto, de forma focada e produtiva.

É por isso que a qualidade proporcionada por uma cadeira de escritório ergonómica se traduz sempre numa excelente opção. Marcas como a Herman Miller são capazes de o confirmar, através de cadeiras de escritório icónicas como a Aeron. O seu desempenho é indiscutível, a partir de mecanismos de suporte e equilíbrio do corpo, que acompanham de forma inteligente todo o tipo de movimentação ativa e apresentam uma completa estrutura ergonómica que favorece uma correta postura sentada.

Postura corporal – Erro 2: Estar muito tempo na mesma posição

Durante um dia de trabalho, convém fazer pausas ou mudar de posição regularmente. Poucos são os que conseguem manter o foco e a concentração durante muitas horas seguidas, assim que a mobilidade é fundamental em todos os ambientes profissionais.

Mesmo que tiver uma cadeira de escritório ergonómica – e ainda que esta permita passar um maior número de horas a trabalhar sem qualquer desconforto físico – é sempre importante fazer uma pausa, levantar-se para esticar as pernas ou para apanhar um pouco de ar. Além de ser benéfico para a sua postura, também ajudará numa maior concentração quando retome o seu trabalho.

Postura corporal – Erro 3: Afundar-se completamente na cadeira

Nem todas as cadeiras de escritório são ergonómicas. As que não são, podem parecer à partida muito confortáveis, mas escondem problemas que apenas se percebem a longo prazo. Quem passa muito tempo sentado numa cadeira não ergonómica, mas aparentemente confortável, tem tendência a afundar-se na mesma, na perspetiva de relaxar os músculos e aliviar a tensão. Nada mais errado, já que essa postura não favorece em nada a espinha dorsal, que se desalinha e pode originar contraturas posteriores.

Neste sentido, as cadeiras de escritório ergonómicas estão pensadas para que relaxe, sem danificar a sua postura. Através de encostos reclináveis, é possível regular a inclinação do encosto, favorecendo uma correta postura corporal e permitindo o relaxamento lombar e das costas enquanto trabalha.

Postura corporal – Erro 4: Ignorar os sinais de fadiga muscular ou dores nas costas localizadas

Algo vai mal quando se começa a sentir um certo desconforto físico no local de trabalho. No entanto, ignorar essa fadiga muscular ou os sinais evidentes de dores localizadas por se passar muito tempo sentado, pode ser um caminho sem volta. Ao mínimo sinal de dores nas costas ou na zona lombar, é importante tomar uma atitude. A mesma passa por encontrar uma solução para minimizar ao máximo esse desconforto, e manter uma boa postura corporal no trabalho.

Neste sentido, optar por cadeiras de escritório ergonómicas é sempre uma vantagem. Pelas razões referidas acima, mas também porque o conforto e saúde que proporcionam é indiscutível. O fomento da boa postura corporal conseguida através de mobiliário ergonómico só traz vantagens: evita dores no corpo e gera ambientes profissionais mais produtivos, saudáveis e equilibrados física e mentalmente.

Leia mais sobre a postura corporal saudável