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POSTURA CORPORAL SAUDÁVEL

Quanto melhor nos sentamos, maior será a nossa produtividade. Adotar uma postura corporal saudável tem impactos reais no modo como se realizam tarefas profissionais e, consequentemente, na performance de qualquer pessoa.

No decorrer de um dia de trabalho, um colaborador irá sentar-se para trabalhar em diferentes locais. Quer seja para se reunir, discutir ideias ou realizar tarefas individuais, o conforto e o suporte do corpo são imperativos para tudo decorra eficazmente.

De acordo com o designer Bill Stumpf, “uma boa cadeira irá fazê-lo sentir mais confortável e consciente. Ao mesmo tempo, sentir-se-á inconsciente de que um objeto de design torna a sua vida melhor”. Isto significa que a cadeira ideal para um individuo irá oferecer-lhe o apoio e a ergonomia que necessita de tal forma, que nem se irá aperceber da mesma. Uma cadeira de alta performance mimica os movimentos corporais e providencia apoio onde este é mais necessário, aumentando o conforto sentido.

Uma cadeira ergonómica, ao providenciar uma postura corporal saudável, tem assim a capacidade de aumentar o bem-estar de qualquer pessoa.

Reunião de colaboradores em conforto

Passamos mais tempo sentados que a dormir

A maioria das pessoas passa mais de ¾ do seu dia sentado numa cadeira. Contudo, os nossos corpos foram desenvolvidos para se mexer. Se passamos a maior parte do nosso dia sentados sem nos mexermos, como é que o corpo irá reagir? O desconforto, perda de foco e dores serão só alguns dos sintomas iniciais na falta de uma postura corporal saudável.

A Organização Mundial de Saúde já alertou para o facto de oito em cada dez indivíduos sofrerem de dores de costas durante toda a sua carreira. Além destes, a cada três meses mais de 25% dos adultos sofrem de uma dor especificamente na parte inferior das costas. O impacto destas dores não se nota apenas na perda de bem-estar em cada individuo. Cerca de 3.5 milhões de dias são perdidos devido a problemas de saúde musculosqueléticos especificamente das costas e do pescoço. Como? Basta pensar nas horas passadas em consultas médicas, idas a fisiatras, osteopatas, entre outros.

Postura corporal saudável quando sentado

Ao longo do dia, os colaboradores vão adotando posturas de acordo com uma dada situação. Normalmente, adota-se uma postura corporal quando se está numa zona de trabalho individual, numa reunião ou a colaborar.

Para uma postura corporal saudável, uma cadeira ergonómica é fundamental para pessoas que estejam pelo menos quatro horas no mesmo local. Sempre que se estiver em contacto com dispositivos tecnológicos, por exemplo, a postura será a mais apropriada para evitar lesões.

Para o seu próprio espaço de trabalho, procure uma cadeira ergonómica que permita uma regulação total e se adapte perfeitamente ao seu corpo. Visto ser a sua zona de trabalho, não terá de estar a ajustar a cadeira constantemente. Terá apenas de a adaptar a si uma vez para que tenha sempre todo o apoio necessário durante as longas horas de trabalho.

Impacto do apoio e movimentação das cadeiras ergonómicas

Posições e posturas ao sentar

Hoje em dia, o ambiente de trabalho é influenciado por tecnologia e, por isso, os indivíduos sentam-se com uma postura direita ou inclinada para a frente. Normalmente, os braços encontram-se elevados, causando pressão nos músculos dos ombros e os seus braços, mãos e cabeça encontram-se constantemente em movimento.

Sem se ter consciência, a cabeça pesa cerca de 5kg. Isto significa que estão 5kg equilibrados sobre a nossa coluna constantemente, sendo suportada por diversos músculos que apoiam o seu constante movimento. Estes músculos encontram-se apoiados pela clavícula, ombros, cervical e na base do crânio.

A falta de movimentação da cabeça leva ao desgaste destes músculos sendo que este desgaste é expectável enquanto se trabalha com tecnologia. É então durante estes períodos que se poderá começar a sentir um desconforto no pescoço, cabeça, ombros, braços ou mãos. O desconforto é também um resultado de diferentes fatores como a falta de uma postura corporal saudável, movimentação reduzida e repetida e a idade.

É preciso ter em conta também que uma postura de trabalho fixa durante várias horas pode levar à deterioração de articulações, músculos, ligamentos e tendões. Pelo que a incorreta posição de braços e mãos acelera problemas de incapacidade, dor e desconforto.

Uma postura corporal saudável pode evitar o desencadeamento de problemas musculoesqueléticos, tanto num ambiente de trabalho como fora.

Altura do assento

De forma a adotar uma postura corporal saudável, é essencial que uma cadeira tenha a opção de regulação da altura. Esta característica irá reduzir o impacto nos seus joelhos e em todos os músculos, ligamentos e nervos que o envolvem.

A altura ideal do assento permitirá que os joelhos estejam a 90º. Desta forma, é possível colocar toda a planta do pé no chão, e ter um suporte completo para as pernas e joelhos. A cartilagem manter-se-á saudável e a circulação irá tornar-se mais fluída em todos os membros inferiores.

Inclinação das costas

Ter uma cadeira que tenha a opção de inclinação das costas permite que a cadeira se movimente consigo. Esta movimentação é essencial para que haja uma circulação do sangue natural por todo o corpo. Basta melhorar a circulação sanguínea para que qualquer pessoa se torne mais ativa e consiga ter um desempenho mais elevado.

A opção de inclinação permite também que se regule a cadeira conforme a tarefa que se esteja a desenvolver. Se se estiver a escrever, por exemplo, procure colocar a cadeira numa posição direita ou com uma inclinação frontal. Assim, não se perderá o apoio lombar e no sacro, imperativos para uma postura corporal saudável. Caso se esteja a ler ou ao telefone, é preferível que esta inclinação tenha um maior ângulo para um maior relaxamento muscular.

Tenha, principalmente, atenção à existência de movimento que é essencial para o seu corpo. A movimentação das costas da cadeira terá de ser o mais natural possível.

Regulação de braços

Pode parecer uma característica desnecessária, mas a regulação dos braços em altura é essencial. Uma cadeira com este atributo permite um maior conforto dos cotovelos e ombros.

A altura dos braços da cadeira deverá estar diretamente ligada à posição do seu cotovelo. A posição ideal é que estes se encontrem a 90º. Tal como acontece com os joelhos, ao colocar o cotovelo nesta posição, os seus ombros irão estar mais relaxados e a circulação sanguínea na parte superior do corpo será facilitada.

Apoio de cabeça

A utilização de um apoio para a cabeça não é, de todo, recomendada. Ao ter um apoio da cabeça na cadeira, este pode não ser colocado corretamente e acabar por inclinar a cabeça para a frente.

Para evitar este tipo de lesões e ter uma postura corporal saudável, basta que a coluna tenha um bom suporte. O apoio de cabeça pode fazer com que a cabeça se movimente menos, resultando no desgaste dos músculos da base do crânio, da cervical, ombros e clavículas.

Postura corporal saudável em pé

Adota-se uma postura de pé quando se desenvolvem tarefas colaborativas rápidas. Neste tipo de postura, a coluna encontra-se alinhada e com um apoio natural pelo que não necessitará de um tipo de apoio especial e focado. As cadeiras e bancos altos podem ser uma opção para servirem de complemento quando se estão a realizar tarefas do género.

Apesar de todo o mobiliário e acessórios ergonómicos que se possam ter no escritório para providenciar uma postura corporal saudável, há que preferir a movimentação a estar sentado. Uma cadeira ergonómica sozinha pode evitar muitos danos, contudo é essencial aliar o movimento à cadeira onde se senta. Só assim é possível reduzir significativamente os riscos de se estar sentado longas horas durante o dia.

É fundamental que se levante e ande regularmente ao longo do dia. Tenha o seu lixo, máquina de café, impressora, documentos longe da sua secretária para que tenha de se levantar obrigatoriamente.

O movimento é sempre preferível a estar sentado numa postura corporal saudável.

Postura ativa vs postura estática

Numa posição sentada, existem posturas mais saudáveis para o corpo, mas não existem posturas ideais. Ou seja, não existe uma única postura que deva ser mantida durante todo o período em que alguém se encontra sentado. Posto isto, a postura corporal saudável que se deve adotar é uma postura ativa.

Ao estar na mesma posição durante longos períodos, a saúde será afetada negativamente. Adotar uma postura estática pode levar ao desenvolvimento de doenças relacionadas com os seus músculos, tendões, sistema circulatório, órgãos, etc.

Inicialmente sentirá apenas desconforto em determinadas zonas do seu corpo, no entanto, ao se habituar a uma postura errada, o seu impacto negativo irá ser desenvolvido lentamente. Para além da tensão muscular, indivíduos que adotam esta posição podem desenvolver obesidade, doenças cardiovasculares, cancro e a aumentarem o risco de morte prematura.

Desta forma, uma postura corporal saudável é uma postura corporal ativa. Os movimentos naturais do corpo contribuem para uma melhor circulação sanguínea, por exemplo. É crucial a movimentação entre posturas para que se consiga ter um sistema saudável tanto ao nível da sua coluna como da circulação do sangue, músculos, tendões ou até ligamentos.