Até recentemente, muitas pessoas pensavam que uma cadeira ergonómica era apenas para as pessoas que tinham problemas de saúde, como: dores nas costas, pescoço, braços, etc. Ou ainda que este tipo de cadeiras seria para alguém que estava propenso a entrar com uma ação judicial ou duas. Mas a verdade é que este tipo de cadeiras é ideal para quem passa algum tempo sentado numa mesa durante o dia e, uma cadeira ergonómica, não os torna apenas mais confortáveis, mas também mais eficientes ao longo do dia de trabalho.
Mas antes de mais o que é uma cadeira ergonómica?
A principal diferença entre uma cadeira ergonómica e uma cadeira tradicional é que uma cadeira ergonómica foi criada a pensar no corpo humano. Estas cadeiras ergonomicas nem sempre são as cadeiras mais confortáveis e certamente não passaria nenhum tempo a relaxar numa delas, mas elas foram projetadas para suportar todas as áreas do corpo e que tendem a começar a doer quando fica sentado por um longo período de tempo.
As cadeiras ergonomicas regra geral têm algum tipo de apoio no pescoço e na cabeça, e também um apoio lombar (parte inferior das costas). Elas geralmente têm braços para que possa ser, possível descansar os cotovelos enquanto digita e foram ainda projetadas para que os seus joelhos fiquem a 90 graus dos quadris.
Por outras palavras, não pode cair ou sentar-se de pernas cruzadas numa destas cadeiras.
Por que precisa de uma cadeira reclinavel com ergonomia?
As pesquisas demonstram que cada vez mais e mais pessoas sofrem de várias lesões e distúrbios por esforço repetitivo, como resultado de sentarem em cadeiras comuns e trabalhar no computador por horas a fio. Ao usar uma cadeira ergonómica, vai ser possível fazer todo o possível para proteger as suas articulações, tendões, músculos e também para distribuir todo o seu peso de forma uniforme.
Cadeiras para todos os tamanhos
Embora num mundo perfeito todos os seres humanos vão encaixar em todas as cadeiras, este não é o caso real. A cadeira ergonómica média não foi projetada para alguém que pesa mais de 100 kg; portanto, vai encontrar também cadeiras para pessoas maiores. Além disso, as pessoas muito altas também têm necessidades especiais; portanto, se é esse o seu caso, deve optar pela compra de cadeiras estofadas para pessoas mais altas.
Lembre-se de que muitas lojas de material de escritório on-line possuem cadeiras de escritório projetadas ergonomicamente para todo o tipo de tamanhos. Pode iniciar a sua pesquisa pelas cadeiras da marca Herman Miller e confirmar isso mesmo, que eles fabricam cadeiras com vários tamanhos, para que sirvam vários corpos.
Custo
Infelizmente, simplesmente colocar uma etiqueta com a palavra “ergonómica” em qualquer cadeira pode aumentar o preço; portanto, depende de si determinar o que precisa numa cadeira e qual é a sua própria definição de “ergonomia”.
Se estiver a gastar muito tempo digitando ou sentado na sua mesa, vale a pena investir numa cadeira projetada de forma adequada. Vai ter muitas horas de trabalho mais confortáveis e também descobrirá que, no final do dia, se sente muito melhor.
Se está em busca do melhor preço numa cadeira ergonómica, não é necessário dizer que deve fazer compras on-line onde as encontrará em todos os tamanhos, cores e materiais, e a um preço adequado ao seu orçamento. Mas não se deixe iludir por cadeiras baratas, regra geral cadeiras sem o mínimo de ergonomia são baratas!
Já as cadeiras ergonómicas sejam elas cadeiras estofadas criadas com base na ergonomia no trabalho, são cadeiras que podem custar mais de 1000€. Mas são estas cadeiras que lhe vão responder o que é ergonomia, assim como melhorar a postura.
Leia também: Cadeiras ergonómicas, conforto e ergonomia – Como se relacionam?
Siga-nos nas redes: