Muito se fala da ergonomia no local do trabalho, mas nem todos sabem qual é a sua real importância. Em traços gerais, esta analisa as interações entre as pessoas e um determinado ambiente em que se inserem.
Num conceito mais aprofundado, a ergonomia envolve mais do que se imagina e relaciona bem-estar físico, mental e social. Mas, afinal, quais são as suas principais características?
O mundo profissional mudou e reinventa-se todos os dias a um ritmo alucinante. Em escritórios amplos, funcionais e modernos, os profissionais atuais fazem do computador a sua principal ferramenta de trabalho, muito devido aos novos modelos de negócio digitais.
Em equipas dinâmicas, jovens e multifacetadas, o trabalho que estes desenvolvem chega a todo o lado sem precisarem de sair do mesmo sítio, graças a um “milagre” chamado internet, sem o qual já não sabemos viver.
Devido a este ritmo de trabalho frenético, a mobilidade, interação entre equipas e o bem-estar individual dos colaboradores torna-se imprescindível para que consigam assegurar todo o trabalho de uma forma eficaz.
Mas afinal, até onde se deve investir para proporcionar bem-estar aos colaboradores?
Vale a pena apostar por cadeiras de escritório ergonómicas no local de trabalho?
O custo elevado das mesmas irá trazer benefícios a curto e longo prazo? Estas são algumas das perguntas em cima da mesa das empresas de hoje, quando o assunto é ergonomia. Saiba porquê!
3 campos de estudo da ergonomia
Antes de mais, importa dizer que o conceito ergonomia se subdivide em três áreas diferentes: física, cognitiva e organizacional. Nesta linha, e de uma forma muito resumida, estes são os seus três campos de estudo:
Ergonomia física: A ergonomia física foca-se no estudo da relação do colaborador com o trabalho num aspeto físico, isto é, refere-se aos aspetos da fisiologia, anatomia e biomecânica.
Assim, estuda a influencia que o trabalho – ou as condições que o mesmo proporciona – tem no funcionamento da musculatura, articulações, postura e movimentos.
Ergonomia cognitiva: A ergonomia cognitiva, por outro lado, foca-se em avaliar e intervir em tudo o que diga respeito ao bem-estar mental do trabalhador.
Tal influencia de uma forma muito significativa, um maior ou menor nível de stress, a produtividade e a sociabilização no local de trabalho.
Ergonomia organizacional: Este campo de estudo, centra-se em avaliar a forma como o trabalhador se sente no seu contexto profissional.
Tal é medido através das condições proporcionadas pela empresa, no que toca a uma maior ou menor segurança, saúde e bem-estar durante uma jornada de trabalho.
Principais benefícios da ergonomia no local de trabalho
Ergonomia física, cognitiva e organizacional fazem parte de um todo e traduzem-se no bem-estar ou a falta dele no mundo laboral.
Resumidamente, os colaboradores que disfrutam de uma maior ergonomia a nível geral, sentem um maior equilíbrio e motivação para desenvolver o seu trabalho com maior competência.
Posto isto, estas são as principais vantagens quando se aposta pela ergonomia no contexto profissional:
→ Suporta e proporciona uma postura corporal correta no local de trabalho.
→ Facilita a concentração e produtividade dos colaboradores.
→ Fomenta a livre movimentação na posição sentada.
→ Distribui o peso do corpo de forma equilibrada.
→ Proporciona conforto no trabalho e leva a uma maior interação e motivação dos colaboradores, o que gera produtividade e bom ambiente profissional.
Soluções para todo o tipo de empresas
A importância de proporcionar aos colaboradores de uma empresa todas as ferramentas que necessitam para desenvolver o seu trabalho é evidente. Ambientes ergonómicos proporcionam assim um bem-estar geral, levando a uma maior produtividade, motivação e bem-estar individual e em equipa.
Neste sentido, estas soluções podem fazer toda a diferença em todo o tipo de escritórios:
→ A aposta em cadeiras de escritório ergonómicas de alta performance, que proporcionem bem-estar independentemente do número de horas de utilização.
→ Proporcionar aos colaboradores ambientes amplos, arejados e arrumados, sem objetos desnecessários e que impeçam a sua livre movimentação.
→ Ter um sistema de rotação de tarefas ou promover a interação de ideias entre membros de uma equipa para evitar a fadiga mental.
→ Ter atenção à correta posição do ecrã, para evitar dores na cervical.
Depois de tudo o leu, ainda tem dúvidas sobre o que é a ergonomia e qual é a sua importância a nível laboral? Trabalhadores felizes criam empresas de sucesso.
E empresas de sucesso, preocupam-se ao máximo com o conforto dos seus colaboradores a todos os níveis.
Tudo está relacionado, e tudo contribui para o êxito dos modelos de trabalho dos dias de hoje.
Siga-nos nas redes: