Todas as vezes que nos sentamos numa cadeira, sofá ou banco e nos levantamos novamente, ou todas vezes que entramos num carro, ajustamos o assento e espelho retrovisor, todas as vezes que abrimos o frigorífico, quando trabalhamos no computador, esfregamos o chão, escovamos os dentes ou, simplesmente, assistimos à televisão, estamos a interagir com objetos, todos eles, projetados para servir os seres humanos.
Diz-se que nos EUA, que 70% da força de trabalho está nos trabalhadores, muitos deles passam horas infinitas, na frente do computador. Dores no pescoço e dores nas costas são as razões mais comuns para a perda de tempo de trabalho, para a desconcentração. Isto soa-lhe familiar?
Nós, seres humanos, não somos projetados para uma existência sedentária. Somos feitos para nos movermos e esticarmo-nos, não ficar parados num lugar por longos períodos de tempo. Não é de admirar que os trabalhadores de escritório sofram de dores crónicas no pescoço, ombros e costas!
Então, o que é ergonomia? A ergonomia é considerada uma ciência, que estuda todos os aspetos da experiência humana. As tensões físicas colocadas nas articulações, músculos, nervos, tendões e ossos para fatores ambientais que podem afetar a audição, visão, bem-estar geral e a saúde.
Os stress físicos podem incluir movimentos repetitivos: digitação, uso contínuo de um equipamento, vibração de uma peça de maquinaria ou a tensão produzida pelo levantamento de caixas pesadas. Trabalhar numa posição desconfortável (como apoiar o telefone entre as orelhas e o ombro) pode causar problemas dolorosos a curto e a longo prazo.
Portanto, é claro que todos os sentidos entram em jogo quando lidamos com ergonomia. Embora a ciência da ergonomia esteja associada ao local de trabalho, a maioria das pessoas aplica seus princípios a todos os cómodos da sua casa, de todos os hospitais, de todas as salas de cinema, de todos os supermercados e assim por diante.
De volta ao seu escritório. A seguir estão algumas estratégias excelentes para colocar em prática na criação de um escritório saudável e produtivo:
O item mais importante em seu escritório é sua cadeira!
Uma cadeira ergonómica, pode representar um investimento, mas ao longo de anos de uso constante ela vai valer, totalmente, este investimento. Ao manter o seu corpo com a postura correta, vai economizar centenas de euros em honorários de médicos e fisioterapeutas, bem como eliminará doenças crónicas debilitantes mais tarde na sua vida, o que pode ocorrer devido a negligência realizada, no presente.
O ser humano passa cerca de um terço da sua vida na cama. Logo, deve comprar um ótimo colchão. O ser humano passa, pelo menos, um terço da sua vida no seu escritório, na sua cadeira. Logo, deve comprar uma ótima cadeira ergonómica. Isto é senso comum.
Escolha uma cadeira que mantenha a parte superior e inferior das costas em alinhamento suave e distribua igualmente a pressão entre os “ossos do assento” e a parte de trás das coxas. Os joelhos devem estar em um ângulo de 90 graus. Os pés devem estar apoiados no chão ou num apoio para os pés levemente elevado.
A altura do assento da cadeira deve permitir uma curva de 90 graus a partir do cotovelo para que possa ter acesso ao teclado e dobrar o mínimo do pulso. A linha de visão do monitor do computador deve estar até 20 graus abaixo do nível horizontal dos olhos. Evite usar apoios para os braços, enquanto trabalha, para reduzir o stress no pulso e nas articulações dos dedos.
Depois de todas as explicações já entende o que é ergonomia?
Esta ciência estuda a relação do ser humano e o trabalho que executa, na busca de desenvolver uma integração, quase, perfeita entre as condições do trabalho, assim como as capacidades e limitações psicológicas e físicas dos trabalhadores e a eficiência do sistema produtivo.
Saiba mais sobre o que é a ergonomia »
Siga-nos nas redes: