Desde os anos 70 que se têm presenciado com um aumento significativo de doenças cardiovasculares, levando muitas vezes à morte. Estas doenças estão diretamente relacionadas com a falta de exercício físico.
O aumento do uso de tecnologias como os computadores tem levado ao aumento de um estilo de vida mais sedentário particularmente nas posições e posturas desenvolvidas ao sentar.
Soluções de cadeiras ergonómicas que beneficiam o coração podem ajudar a reduzir o número de doenças cardiovasculares, permitindo assim um estilo de vida mais saudável a longo prazo.
Doenças cardiovasculares e a atividade física
O aumento do risco de doenças cardiovasculares é afetado principalmente pela falta de exercício físico.
Estudos comprovam que estas doenças se encontram no mesmo nível de risco que fumar cigarros, pressão arterial alta e colesterol elevado afetando principalmente o coração.
Quando a atividade física é reduzida, a probabilidade de ter doenças cardiovasculares aumenta. Neste sentido, existe uma probabilidade maior de 30% a 50% de aumento da pressão arterial por falta de exercício físico.
De acordo com a Associação Americana do Coração, 30.9% da população adulta nos Estados Unidos não pratica nenhum tipo de desporto.
Existe assim um aumento significativo do número populacional que opta por um estilo de vida mais sedentário ao contrário do ativo.
Um estudo desenvolvido em 2005 comprovou também que o aumento da frequência cardíaca estava diretamente relacionada com este tipo de doenças.
Com a redução do ritmo cardíaco existe uma redução também na necessidade de funcionamento do coração, tornando-se mais calmo e menos ofegante.
Desta forma, a entrada de oxigénio é reduzida produzindo menos energia permitindo com que haja um fluxo mais natural de sangue.
Tanto o sistema respiratório como o sistema cardiovascular funcionaram de forma mais calma e amena comparativamente com uma frequência mais elevada.
Com um risco mais reduzido de doenças cardiovasculares, conseguirá ter uma concentração e um foco mais elevado. Quando uma pessoa se encontra saudável e com uma sensação de bem-estar, distrai-se menos por sensações físicas de dor ou incómodo.
É possível assim ter um melhor desempenho nas tarefas desenvolvidas tornando-se mais eficaz e mais bem-sucedido.
Num estudo desenvolvido nos anos 60, a análise da redução do ritmo cardíaco antecedente ao desenvolvimento de uma tarefa melhorou o desempenho da mesma devido ao aumento do foco e da concentração.
Em 1980, investigadores conseguiram também comprovar que a redução do ritmo cardíaco permite com que haja um aumento do recebimento de informação por parte do cérebro levando também a um desempenho mais elevado.
Desta forma, é possível afirmar que pessoas que não tenham uma atividade física regular e que passam bastante tempo sentados, têm um risco significativamente mais elevado de doenças cardiovasculares.
Se existir a possibilidade de reduzir o ritmo cardíaco, poderá então reduzir o risco de desenvolvimento destas doenças.
Apesar de ser um fator positivo relacionado com a saúde, é também um fator positivo relativamente ao desempenho e à capacidade de concentração.
A redução do ritmo cardíaco está então diretamente relacionada com o desempenho e a capacidade de trabalho de cada um.
Movimentação sentada
A forma como as pessoas trabalham atualmente evoluiu bastante nas últimas décadas. Este fato está relacionado com a evolução tecnológica e com a necessidade de utilização da mesma.
Por esta razão, o trabalho de escritório requer um número elevado de horas a desenvolver tarefas sentadas sem qualquer tipo de movimentação.
É assim que potenciais doenças e lesões são desenvolvidas afetando todo o sistema interno do utilizador.
De forma a conseguir promover a movimentação para que haja um aumento de circulação do sangue e do bem-estar, é necessário existir uma cadeira ergonómica de escritório com um design dinâmico tanto no assento como nas costas.
Este tipo de cadeiras ergonómicas adaptam-se automaticamente aos micro-movimentos de cada pessoa, distribuindo uniformemente o peso por toda a cadeira.
Consegue-se assim com que o assento da cadeira ergonómica suporte um maior peso mantendo-se ao mesmo tempo estável e confortável.
Existe também uma redução da pressão ao sentar com um aumento da circulação do sangue que melhora a oxigenação e reduz o ritmo cardíaco.
As costas das cadeiras também têm um impacto bastante elevado na estimulação de movimentos ao longo do dia.
Uma cadeira ergonómica de escritório com umas costas em formato ascendente, oferece mais flexibilidade e estimula a movimentação da zona do torso permitindo com que os braços se movimentem naturalmente.
Com uma movimentação natural e livre, a cavidade torácica abre de forma a receber mais oxigénio. Com os pulmões mais livres, conseguirá também respirar fundo mais naturalmente reduzindo assim o ritmo cardíaco.
Em conjunto, estas características estimulam a movimentação enquanto sentado levando a um aumento do bem-estar e da saúde, conforme os estudos desenvolvidos.
Com o aumento da circulação do sangue e com o aumento da oxigenação por parte dos pulmões, o cérebro encontra-se mais ativo permitindo com que haja um melhor desempenho de cada tarefa.
Apesar destas características terem um impacto positivo na sua saúde, é crucial ainda assim que desempenho exercícios físicos para que haja um risco quase nulo de potenciais doenças cardiovasculares.
Materiais e Design dinâmico
Uma cadeira ergonómica necessita de oferecer uma variedade de diferentes características para o aumento do bem-estar e da saúde de cada utilização.
Apesar de estar características estarem normalmente associadas com a tecnologia da mesma, o design, o formato e o apoio, é necessário ter em conta também o tipo de superfície em que o corpo estará em contacto.
Visto existir constantemente um movimento, por vezes inconsciente do corpo enquanto se senta, é necessário que as superfícies da cadeira sejam dinâmicas para refletir cada utilizador.
Este tipo de superfície dinâmica passa não só pela estrutura e formato da cadeira de escritório mas também pela forma como toda a cadeira foi desenvolvida.
Existem tecnologias por vezes escondidas dentro da cadeira ergonómica que promovem a regeneração das células e a circulação do sangue.
Uma análise e uma pesquisa minuciosa do corpo humano permitirão com que haja um desenvolvimento especializado de cadeiras de escritório focadas nas necessidades da população trabalhadora, particularmente, de escritório.
É indispensável que a cadeira ergonómica se adapte instintivamente às formas de cada um e às suas próprias movimentações. Esta adaptação deve no entanto ser centralizada e focada em zonas específicas do corpo que requerem um apoio mais acentuado.
É indispensável então que este apoio seja localizado nas zonas das costas em particular na espinha dorsal e no assento de forma a distribuir o peso uniformemente.
Este tipo de cadeiras ergonómicas, inspiradas no corpo humano, permite com que se mova de forma livre e natural, ajustando-se automaticamente às mudanças de posições e às mais variadas posturas.
Elas apoiam-no nas movimentações mais ativas e mais acentuadas, bem como as movimentações passivas e pequenas. Note também, que assim conseguirá com que haja uma movimentação, também natural tanto das suas costas como dos seus braços e mãos.
Permite assim com que consiga desenvolver as suas tarefas de forma desimpedida encorajando a um sistema mais saudável e confortável.
Todas estas inovações tecnológicas necessitam de ter um apoio de um mecanismo interno da própria cadeira. Este mecanismo é focado no desenvolvimento e recriação natural de células através da falta de pontos de pressão.
Assim, consegue não só sentir o bem-estar através da superfície direta da cadeira, bem como a superfície interna que funciona inconscientemente.
Sem qualquer tipo de pressão em toda a zona corporal, é possível existir uma fluidez natural do sangue permitindo então, tal como descrito anteriormente, uma maior oxigenação tanto para o coração como para o cérebro.
Uma cadeira com efeitos positivos
Ao obter uma cadeira que ofereça efeitos positivos para a sua saúde, terá consigo a receita necessária para um maior bem-estar bem como um maior desempenho ao longo do seu dia.
Estes efeitos positivos são refletidos na otimização de todo o seu sistema interno, reforçando o seu conforto e todo o seu metabolismo.
É de notar que estes efeitos positivos são tanto refletidos por todo o mecanismo interno e externo das cadeiras, bem como o seu design moderno e simplista.
Isto deve-se á sensação de conforto oferecida pela estética dos materiais.
Sensações de conforto são garantidas por uma sensação de bem-estar e harmonia oferecia pela estética dos mesmos. É então necessário que haja um equilíbrio total da cadeira ergonómica tanto a nível da saúde como o seu design.
Uma cadeira de escritório ideal
Existe um número reduzido de cadeiras ergonómicas que são capazes de oferecer todas as características acima descritas.
Na procura da cadeira de escritório ideal para si é necessário que analise todas as características da mesma de forma a se adaptar às suas necessidades e bem-estar.
Esta analise passa por compreender as suas necessidades como individuo bem como as tarefas desenvolvidas ao longo do dia.
De forma a garantir que a mesma é ideal para as suas necessidades, é recomendado que experimente a mesma para que consiga compreender os seus benefícios.
Note no entanto, que se estiver habituado a estar numa postura incorreta poderá sentir algum tipo de desconforto no início.
Este desconforto deve-se ao fato de o corpo estar habituado a estar posicionado de forma errada pelo que terá de se adaptar a uma postura correta e saudável.
Estes hábitos e adaptações também da sua parte permitirão com que consiga ter tanto um estilo de vida mais saudável como uma produtividade e um desempenho mais elevado no seu dia-a-dia.
Todos estes efeitos positivos estão diretamente relacionados com a forma como a cadeira ergonómica se adapta e se movimenta em conformidade com as suas necessidades.
Esta constante e natural movimentação cria um fluxo saudável e continuo para que tenha todo o sistema cardiovascular a funcionar corretamente sem qualquer tipo de restrições.
Uma cadeira que estimule a movimentação permite com que afete positivamente o ritmo cardíaco no desenvolvimento de uma variedade de tarefas. Desta forma, cria um impacto positivo no seu sistema cardiovascular sem afetar a sua produtividade e o seu desempenho.
A redução do ritmo cardíaco afetada pelo uso de uma cadeira ergonómica de escritório permite também com que haja uma redução significativa no risco de doenças cardiovasculares.
O estilo de vida sedentário pode ser então reduzido com o uso deste tipo de cadeiras ergonómicas no entanto, é fundamental que adicione um tipo de desporto ou de atividade física para a sua rotina.
Visto a tecnologia afetar diretamente este estilo de vida sedentário, tenha em consideração o uso também de acessórios ergonómicos que complementem a cadeira ergonómica.
Conseguirá assim ter um apoio total no desenvolvimento das suas tarefas beneficiando positivamente a sua saúde e o seu bem-estar.
Siga-nos nas redes: